Pataniscas de Bacalhau e Veggies e uma comemoração!!!

Estive a ponderar se haveria de chamar pataniscas DE bacalhau com veggies ou se DE veggies com bacalhau já que deste último era só 1/2 posta piquinina e a quantidade de veggies era muitíssimo superior, mas como não quis ofender o fiel amigo, optei por colocar o seu nome em primeiro lugar ; )

Foram estas as pataniscas que apareceram nos últimos Bentos. 

Este post é agendado, porque estarei estar por Mangualde, em comemorações dos 50 anos de casados dos meus sogros.

50 anos é meio século, uma vida, há pessoas que nem 50 anos vivem!

Acho de louvar e destacar casamentos assim, é que nos dias que correm, por qualquer coisinha se pensa em divórcio, o que me deixa muitíssimo escandalizada...

Sendo filha de pais divorciados, não por traições ou violência doméstica, nunca acreditei no casamento  mas à medida que foi passando o tempo com o meu Gajo, a minha maneira de pensar mudou.

Estamos juntos há quase 13 anos, 2 dos quais casados, e espero sinceramente estar pelo menos mais 48, casada, para comemorar e fazer uma grande festa de arromba com a família e amigos a verem.

Casei-me porque acredito que é para a vida. Todos temos os nossos defeitos e acho que 10 anos de namoro, 5 dos quais a viver em conjunto, deu para perceber como é o Sr. meu Marido...

Mas coisa que me fazia agarrar no meu kit básico de cozinha (lá de cima), Mr Pingo, roupinha e afins, e sair porta fora? Uma traição ou violência doméstica, é que nem dava hipótese!!!

Mas, voltando ao importante... 

Parabéns sogrinhos!!!

Vamos à receita? O momento lamechas já acabou...


Pataniscas de Bacalhau e Veggies
Serve 24 pataniscas (feitas com uma colher de sopa)


  • 1/2 posta de bacalhau cozido e desfiado (sem espinhas e peles)
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1/2 pimento encarnado cortado em dados pequenos
  • 3 tomates secos cortados em pedaços pequenos
  • 9 azeitonas recheadas de pimento encarnado fatiadas
  • 1 raminho generoso de cebolinho (da minha janela)
  • 1 ramo grandinho de salsa picado (da minha janela)
  • Sal q.b.
  • pimenta q.b.

para a massa:

  • 300g de farinha integral
  • 1c.sb. de bicabornato de sódio
  • Sal q.b.
  • pimentão doce q.b.
  • 150ml de cerveja
  • 150ml de leite 

  • Óleo vitaminado  (usei ISIO 4) para fritar

  1. Fazer a massa, batendo bem.
  2. Juntar os restantes ingredientes e envolver bem
  3. Fritar em óleo vitaminado, deitando colheradas (de sopa) de massa no óleo bem quente.
  4. Retirar e escorrer bem, deitando sobre um papel e depois passar para outro para absorver bem a gordura.

Foram acompanhadas ainda pelo Arroz de Legumes com Ervinhas aromáticas

Nota: mesmo sem bacalhau, estas pataniscas ficariam boas porque acho que o que fez toda a diferença no seu sabor, foram precisamente os veggies!

2 comentários:

moranguita disse...

hum se patanisca com bacalhau ja sao boas assim melhores. parabens aos teus sogros:-)
beijinhos

A.R. disse...

Olá Anette,
gosto imenso dos teus bentos, sempre tão originais e coloridos. Gostava de saber se quando encomendaste as tuas coisinhas na Bento and Co. correu tudo bem e se é um site que sugeres.

Bjs
A.R.