Arroz de Legumes com Ervinhas aromáticas

Este arroz foi feito para acompanhar as chamuças de ontem ao jantar. Como sobrou, tanto arroz como chamuças (feitas na actifry), apareceram no bento de hoje. Mas o arroz não era para ser postado apesar de ter ficado bastante agradável. Mas como pediram...

Segue a receita com a foto, tirada directamente da caixa de vidro, onde está acondicionado, no frigorífico:

Arroz de Legumes com Ervinhas aromáticas
Serve 4 porções

  • 2 c.sp. de azeite
  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos
  • 1/2 pimento pequeno cortado em cubinhos
  • 1/2 curgete pequena cortada em cubinhos
  • 3 dentes de alho esmagados com o esmagador
  • cerca de 2 c.sp. de polpa de tomate
  • 1 raminhos de salsa picada grosseiramente
  • 6 folhinhas de mangericão, esfregadas entre as mãos e depois cortadas (com as mãos) grosseiramente
  • 1 cháv. de arroz (mix de basmati com carolino)
  • 1 cháv. 1/3 de água a ferver (para quem tem bicos de fogão tradicionais, utilizar 1 de arroz para 2 de água)
  • Sal

  1. Começar por corar a cebola no azeite
  2. Juntar os legumes e o alho e deixar saltear até quebrarem
  3. Colocar polpa de tomate e deixar apurar
  4. Juntar as ervinhas e mexer bem
  5. Adicionar o arroz e deixar fritar um pouco
  6. Juntar a água quente e o sal
  7. Quando levantar fervura, provar de sal e rectificar ou não
  8. Tapar e deixar cozer em lume brando, por cerca de 20 min, ou então, como no meu caso, porque tenho placa vitrocerâmica, mal ferva, tapar e desligar a placa. Ao fim do mesmo tempo, quiçá menos, passar com um garfo para soltar o arroz e servir!

Foi feito com arroz branco porque o tempo não dava para mais!!!


6 comentários:

Luciana disse...

Tenho feito mais massa que arroz, mas esse parece-me simples e apetitoso. Explica porque é que esfregas o manjericão entre as mãos? Deve haver uma razão (truque) que eu quero saber....

Carochinha disse...

Obrigada, minha querida!

No fim de semana já experimento!

Bjokas,

Ana Prazeres disse...

Carochinha, um pedido Vosso é uma ordem!!!

Luciana, esfrego o mangericão para que quebre e liberte os seus aromas.

Beijinho às 2

Dulce Caldeira disse...

Este teu arroz piscou-me o olho;)
beijinhos.

moranguita disse...

ew um arroz maravilha so pode. esta excelente. eu adoro arroz seja como for
beijinhos

Luciana disse...

Agradecida pelo esclarecimento! Vou fazer isso quando usar o manjericão.