Panquecas especiais de corrida

Ora, como já toda a gente sabe, porque me choro imenso quando ando na 1ª fase da dieta de South Beach, eu adoro pão, diria mais, acho que se morresse a ultima coisa que queria comer era pão, até podia ser com uma saladinha de alface, mas tinha que comer pão!

E ao pequeno-almoço é quando me sabe melhor, não concebo começar o dia de outra forma, mas é aqui que entram as panquecas. Panquecas mesmo, daquelas gordifangas, com maple syrup ou doce de frutos silvestres a cavalo.

Mas como não podemos andar a panquecas destas, porque com certeza toda a minha roupinha iria deixar de me servir e o banco do meu carro ira servir apenas para meia bébia do meu grandioso (rabiosque), e depois de muita pesquisa, resolvi testar, mais uma vez à primeira, umas panquecas saudáveis.

Sim porque existem panquecas saudáveis!!!! E agora entra uma música gloriosa e confetis e tudo e tudo e tudo...

Vamos à receita? Pequenas notas introdutórias antes de avançarmos...

Pois bem, já vi por aí muita boa gente a usar sementes de linhaça inteiras, mas, e como já dizia a minha professora de dietética, a semente de linhaça se não for moída, vai sair como entrou, ou seja, inteirinha, sem se aproveitar todo o seu potencial, daí a receita ter sementes moídas. A aveia também foi moída e posso dizer que não se justifica compra-la já triturada, mais que não seja porque vem em pó, e se for moída grosseiramente como acontece em casa, confere uma textura muito mais interessante. Usei uma picadora para este trabalho. Ainda relativamente às sementes de linhaça, piquei umas quantas, guardei num frasco e conservei no frigorífico. Pouca quantidade para não se deteriorarem  devido à sua gordura saudável!

Quanto à textura da "massa", fica cremosa sem ser liquida, e a medida que usei foi de uma colher de sopa, cheia. Fui deitando leite até ter a textura que queria, equiparada à das minhas panquecas tradicionais. O ovo utilizado foi com tamanho M o que quer dizer que quanto maior o ovo menor a quantidade de leite.

















Panquecas de Aveia
Serve 1 porção de 2 panquecas

  • 1c.sp. cheia de aveia moída
  • 1 c.sp. cheia de sementes de linhaça moídas
  • canela em pó q.b.
  • 1 clara de um ovo tamanho M
  • cerca de 4 c.sp de leite meio gordo (odeio leite magro!)

Mexer tudo muito bem e ir despejando sobre uma frigideira anti-aderente, SEM COLOCAR QUALQUER GORDURA. Virar, deixar cozinhar, retirar e servir.

Acompanhei com 1 c.sb. de doce sem açúcar.

Apreciação??? Acho que a canela faz TODA a diferença. Para fanáticos por panquecas como eu, acho uma alternativa bastante boa!

10 comentários:

Lev disse...

Mas pode se comer aveia na 1ª fase da dieta do south beach?

beijinhos

tixa disse...

Que bela ideia.
Nunca tinha pensado nisso!
Obrigada!

Tânia disse...

Parecem-me bastante deliciosas! Por acaso ando sempre a dizer que vou fazer e ainda não fiz... De manhã custa substituir a cama pela cozinha heheh

Ana Prazeres disse...

Olá a todas!

Não Lev, na 1ª fase não, mas na 2ª fase já se pode.

Boneca, é tão mas tão rápida que é quase o mesmo tempo de preparar uma torrada!

Catarina disse...

Eu faço panquecas todos os dias ao pequeno-almoço!! Vou variando os ingredientes, consoante a fase da "dieta". Farinha de aveia, linhaça, banana amassada, côco ralado, quinoa cozida, claras, proteína, por aí...o topping costuma ser fruta com canela, às vezes mapple syrup ou mel, iogurte grego 0% ou manteiga de nozes, amêndoas ou amendoim! Ficam sempre boas e são uma óptima maneira de começar a manhã! =D Estas são parecidas com as minhas!!

A rapariga disse...

também tenho feito destas panquecas e adoro. às vezes acrescento uma colher de chá de farinha de alfarroba (só para simular o meu tão amado chocolate) e fica óptimo.

Angela Escritora disse...

Desculpe,mas, proque você está em dieta especial?

moranguita disse...

hum estas aqui nao fazem mal hehe
ja sei o que vou fazer.
beijinhos

Ana Prazeres disse...

Olá a todas!

Angela, porque quero emagrecer, baixar o colesterol e principalmente, ter uma alimentação muito mais saudável por ter uma vida muito sedentária devido à minha profissão

Anónimo disse...

Segui a receita e a minha ficou líquida. Se calhar 4 colheres foi leite demais. E na frigideira ficou com uma textura mole, não ficou assim com esse aspecto maravilhoso, altinha e sequinha. :'(

Tenho que tentar outra vez.