SUSHI MADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Já toda a gente sabe o que eu adoro sushi, acho que podia comer todos os dias que não me enjoava... Como tal, resolvi experimentar fazer em casa! Não será a mesma coisa, eu sei, mas também já não acredito no Pai Natal há muitos anos, mas safa!

Estando de dieta, pobre em h.c., e como só tinha couve flor, e o mais parecido com arroz, meio esmagado, é a couve flor, experimentei testar. E não é que ficou bom???

Para os mais distraídos, Sushi consiste numa camada de arroz, algas e peixes ou legumes, enrolados em um cilindro, geralmente com o auxílio de uma makisu ou esteira de bambu, envoltos numa alga, a nori.

Descobri este site que me ajudou nas quantidades.  E usei alga nori e o tapete de bambu para enrolar o sushi, que tinha comprado no sábado passado.


Fiz o tradicional, com arroz, açúcar e vinagre, e um, low carb, que se adequa perfeitamente na dieta de South Beach. Sem açúcar, sem hidratos de carbono! Talvez daqui a 2 semanas use, quinoa ou arroz integral e teste de novo.
Os meus são os de couve flor, que aparecem em baixo, os que A. vai comer, são os tradicionais.
Vão ser mergulhados em molho de soja, com pouco sal e comidos com pauzinhos!!!
Os primeiros, foram os de couve flor, acho que os enchi muito até à ponta da alga... Os seguintes, já correram melhor. Aparecem lá em cima.

Não parece arroz??? Mas não é! É couve flor!!!

Já provei ambos e posso dizer que estão bastante bons! Faltam ingredientes no recheio, mas sinceramente não tinha cá mais nada que pudesse pôr e para estragar, no caso de ficarem todos desfeitos, mais valia estragar pouca coisa... Também não usei vinagre de arroz. Usei o vinagre que tinha em casa, mas não usei o balsâmico para não "manchar" o arroz, mas sim o de vinho branco. Usei açúcar amarelo porque era o que tinha em casa...
Antes de começar o que quer que seja, protegi o tapete de bambu com película aderente, para não ficar todo sujo.

Utensílios a ter à mão:
Facalhão, tapete de enrolar, tigela com água, tábua de silicone ou outra

Sushi Tradicional
serve 2 rolos

1 cháv. de arroz carolino, sem ser lavado para ficar com goma, e sem sal, cozido em 1 3/4 cháv. de água (para placa vitrocerâmica)
2 c.sp. de vinagre de vinho branco
1 c.sb. de açúcar amarelo
2 folhas de alga nori
salmão fumado q.b. (ver fotos em baixo)

Juntar ao arroz ainda quente, a mistura do vinagre balsâmico com o açúcar. Colocar a alga no tapete, colocar o arroz e espalhar mais ou menos até 3/4 da alga. Espalhar o arroz bem, molhando as mãos com água, para ele não ficar agarrado às mãos. Colocar o salmão fumado logo no inicio (fig. 1) e com a ajuda do tapete, começar a enrolar. No final, colocar uns grãozinhos de arroz (fig. 2), ou água, para ajudar a aderir a alga e acabar de enrolar. Cortar (fig. 3 e 4), com a ajuda de uma faca bem afiada e molhada entre cortes, para o arroz não se colar e dificultar o corte.

Sushi pobre em hidratos de carbono
Serve 2 rolos

1 ramo de couve flor, cozido e mal esmagado com um garfo, sem sal
2 c.sp. de vinagre de vinho branco
1 c.sb. de adoçante em pó canderel
1 c.sb. de miso
2 folhas de alga nori
salmão fumado q.b. (ver fotos em baixo)

Juntar à couve flor, mal esmagada e ainda quente, a mistura do vinagre balsâmico com o adoçante e o miso. Colocar a alga no tapete, colocar a couve flor e espalhar mais ou menos até 3/4 da alga (espalhei demais por isso correram menos bem, ver imagem em baixo) . Colocar o salmão fumado logo no inicio e com a ajuda do tapete, começar a enrolar. No final, molhar os dedos em água e passar na ponta da alga, para ajudar a colar e acabar de enrolar. Cortar com a ajuda de uma faca bem afiada.

3 comentários:

moranguita disse...

acho que te saiste muito bem!
beijinhos

Paula disse...

Ó talento me saiste!!!
Continua inspirada que de vez em quando venho espreitar-te.
Beiiijo.

Piteca disse...

Ai amiga! Que delicia!!! O que eu ADORO isto!!! Só ainda não experimentei porque não encontro essas algas nori por aqui à venda! É uma pena! Tenho de continuar à procura! Eh Eh... Ficaram excelentes os teus! Beijoquitas.