Couve Bolonhesa Gratinada

A semana que estava prevista estar de férias, esta, não aconteceu, por isso adiamo-la para a semana que vem, e quiçá tentar gozar dias da que vem a seguir também mas sem grandes certezas. Se houver propostas para fazer virei recambiada para o escritório ou para casa. Vamos fazer figas... Como tal, estou a tentar limpar o frigorífico. Entre outras coisas, tinha duas couves coração e um rolinho de fiambre de frango com baixo teor de gordura e sal e queijo parmesão já ralado há algum tempo. Resolvi combina-los e nasceu este prato. Ficou melhor do que estava à espera! É sempre uma incógnita...


Couve Bolonhesa gratinada
Serve 4 porções 

2 cebola cortadas em meias luas
2 couves coração cortadas em meias luas
1 rolo pequeno de fiambre de frango com baixo teor de sal e gordura, picado na picadora
Azeite
Vinagre balsâmico
Vinho branco
Polpa de tomate
Massa de alho
Salsa
Orégãos
Cominhos em pó
Molho piripiri
Sal
500ml  béchamel light
Queijo parmesão

No Wok, saltear a couve num bocadinho de azeite e na massa de alho. Quando estiver molinha juntar uma golpada de vinagre balsâmico e deixar saltear mais um pouco.

Numa frigideira, quebrar a cebola e o alho, em azeite. Juntar o fiambre picado e mexer bem. Juntar a polpa de tomate, o vinho branco, a salsa, o piripiri e as especiarias. Depois de bem apurado, desligar.

Num pyrex, juntar metade da couve bem escorrida, despejar o recheio de fiambre e colocar o resto da couve. Adicionar o molho béchamel, fazendo furos com um pauzinho de espetadas para o molho entranhar bem. Por cima, o queijo parmesão.

 Levar ao forno a gratinar por cerca de 30 min., a 200ºC.


4 comentários:

Isabel Salvador disse...

Ficou muito bem amiga,gostei,jinhoss

ameixa seca disse...

É óptimo quando as experiências resultam melhor do que esperamos :)

Andréia disse...

Oi Anete, esta receita está com uma cara ótima! Minha tia fazia uma parecida, mas acho que a sua deve ficar mais saborosa com o molho béchamel e o vinagre balsâmico:)
Experimentarei em breve!
bjs,

moranguita disse...

hum esta couve esta uma maravilha linda
vou experimentar poid com certez
beijinhos e boa sorte para as ferias