A loucura, a loucura...

Foi assim o meu fim-de semana. Nenhuma refeição escapou! Vá, os pequenos almoços foram bem feitinhos...
Mas também, andei quilómetros no sábado, nas compras. Dia meeeesmo à gaja! Ai R., fazes-me tanta falta... 

Houve arroz de polvo, com arroz "branco", a duas refeições, houve sandocha com batatongas fritas a um jantar, pizza noutro, e panquecas Senhores, panquecas! Não há fotos das ditas mas há do arroz de polvo e da pizza. E receitas! 

Adoro ter este controlo: loucuras por 2 dias e depois voltar ao caminho correcto. Hoje já ando outra vez na linha. No fim-de-semana foi só ziguezaguear!!!

5ª feira há nova pesagem e vamos ver se o fim de semana matou a perca de peso. Isto de não perder peso redondo "mata-me" o gráfico aqui ao lado!!! Com o peso da semana passada e o desta será que chego aos 2 quilos perdidos???

Experimentei uma nova base de pizza que vi na Blue Cooking, nº 46. Adorei! Super fácil de fazer e de trabalhar e rápida. E sim, fiz com a cobertura de sempre, a minha preferida! Coloquei o atum por causa da R.. Por mim, podia ser só mesmo com os veggies que eu tanto adoro.

 Pizza de Veggies com Atum
Serve 4 porções

 Base
1 saqueta de fermento de padeiro
1 cháv. de água tépida
1/2 c. chá de açúcar (melhor com adoçante)
380g de farinha  sem fermento tipo 55 (usei com fermento) (melhor com farinha integral)
1 c. chá de sal grosso
1 c. sopa de Azeite
Acrescentei orégãos e 1 c.sobremesa. de massa de alho

Cobertura
Polpa de tomate com cebola e alho
2 cebolas cortadas aos gomos finos
1/2 pimento amarelo cortado em tirinhas
1/2 pimento verde cortado em tirinhas
3 cogumelos grandes fatiados
2 latas de atum em azeite, escorrido
1 mini latinha de milho (mau...) 
Azeitonas pretas 
200g queijo mozzarella em farripas 
Azeite para "salpicar"

  Antes de levar o milho e o queijo

 Juntei numa taça o fermento,o açúcar e a água tépida. Mexi bem e deixei repousar uns 5 min. para acordar o fermento.

Adicionei à farinha, ao azeite e ao sal, o fermento atrás preparado.Com as mãos enfarinhadas envolvi tudo, trabalhando até ficar uma massa fofa e elástica, mas suave. Tipo uns 3 mins. se tanto!

Tapei e deixei levedar durante uns 30 min. (enquanto preparava a cobertura e lavava uma quanta louça.)    

Destapei-a, enfarinhei as mãos, e estiquei com as mãos. Só usei o rolo para lhe dar o formato do tabuleiro. Se tivesse papel vegetal, teria colocado a cobrir o tabuleiro para onde transferi a massa, mas como acabou e não me lembrei de comprar mais, salpiquei-o com farinha.

Coloquei a cobertura pela ordem que aparecem os ingredientes e levei a cozer em forno pré-aquecido, a 220ºC, durante cerca de 22 min. 

Óptima!  No meu pedaço, coloquei molho piripiri.

******************************** 

Arroz de Polvo
Serve 4 porções

Azeite
1 Cebola picadinha
1 c. sb. de massa de alho
Polpa de tomate
1 c. de sb. de puré de coentros
Mistura de pimentão doce e louro
Polvo cozido e cortado em pedaços (cozer, sem água na panela de pressão, 20 min. certos depois de apitar)
1 cháv. de arroz agulha (melhor arroz integral)
2 1/2 cháv. de água de cozer polvo
uma golpada de vinho branco
Piripiri
6 sticks delicias do mar

Começar por estalar no azeite, a cebola e a massa de alho. 

Juntar o arroz e o polvo. Deixar fritar um pouco. 

Adicionar a polpa de tomate, o puré de coentros a mistura de pimentão doce e louro e mexer bem. 

Juntar o caldo da água de cozer o polvo com o vinho branco, bem quente, ao arroz e deixar cozer em tacho tapado, depois de ferver, uns 10 mins. 

Destapar e colocar as delicias do mar. Cozer mais uns 2 min. e servir. 

Acompanhei com brócolos cozidos. 

************************* 

Deixo as fotos de 6ª feira que foi um dia de loucos. Fiquei a trabalhar até às 2 da matina. Já nem via bem os catálogos! O Jantar foi feito com refeição congelada. Ao almoço, reintroduzi o arroz integral pela primeira vez. Voltei a fazer pão na minha máquina! Este, que aparece na foto, é de multi-cereais. 

 

E as de hoje, em que desde que acordei, sinto que fui atropelada por um camião. Preguiiiiiça de fazer comida... Aliás, nota-se...


O pequeno-almoço às 09h30, foi 1 tosta integral, com 1/2 fatia de queijo com menos 50% de gordura, leite para baixar o colesterol, com café e adoçante e 1 kiwi.
O almoço 13h00, foi salada de feijão frade com atum e tomate, 1 café e 1 quadrado de chocolate preto da canderel.
O lanche às 17h30, foi 1 iogurte magro de ameixa.
O jantar às 20h00, foi o mesmo do almoço, mas agora com salada de pepino, e 1 laranja.

Água: OK

Amanhã tenho que acordar estupidamente cedo, por isso acho que vou dormir. Até porque também estou cheia de sono e sem pachorra para nada, diria mesmo, com uma neura sem motivo aparente. Detesto estes moods, mas às vezes, lá calham. Nem para a Selecção! Não se aprumem não e depois digam que sim... 

6 comentários:

Paula disse...

Se é para comer pizza,então que seja feita por ti,que sabes o que pões lá em cima :))E o arroz de polvo estava com ar divino,se foi aquela quantidade,não deve ser grave...Afinal uma mulher não é de ferro!!!
Adorava ter uma máquina de pão,mas tenho muito medo de não me conseguir controlar e desatar a comer sem parar:pão é a minha desgraça!!!
Tambem descobri os Activia 0%ameixa e adoro.E rendi-me ás amendoas e ás ameixas secas.
Amanhã vou falar do teu FreakVeggie no meu blog,espero que não te importes...beijo.
(já não usas o Twitter?)

moranguita disse...

ora ha dias mesmo impossiveis d andar na linha:-)
hoje andei
boa semana

Edilia disse...

Perfeito o seu blog, só tem pratos deliciosos de dar água na boca.Gostei
Edilia

Isabel Salvador disse...

Minha querida que cosia mais boa,e os kilitos vão descendo jinhos grandes amiga

Fatima disse...

Que delicia de receitinhas, Adorei!!!
Beijinho

Paula disse...

Olá Anette.Tinha já comentado este post, mas como o meu pc anda meio doido se calhar não recebeste...
Se é para comer pizza,que seja feita por ti,certo?Ao menos sabes o que tem!!!(pizza de vegetais tb é a minha preferida!)
O arroz de polvo tb tem um optimo aspecto e pelo tamanho da dose,não deve ter sido grave!Afinal uma mulher tambem não é de ferro!E aposto que a balança não vai reclamar..
Falei de ti no meu blog...espero que não te importes.
Beijo ,boa dieta!