Do Jantar de anos

Era para ser polvo à lagareiro mas foi mais assado que outra coisa... Mesmo assim estava good!


Como estava previsto, comi uma batata a murro minúscula, salada de alface e o bolo. Comi ainda um pãozinho com azeitonas, coisa que não devia ter feito, com os camarões assados, como entrada... Molhei o pão na molhanga e estou até agora com o peso na consciência (e noutros sítios...). 

Amanhã, voltamos novamente com o diário e imagens das refeições feitas durante o dia, isto porque vou hoje para Lisboa, e lá tudo é mais pacífico, já para não falar que tenho a minha cozinha com as minhas coisinhas todas. Há coisas sem as quais já não conseguiria viver, tais como o meu facalhão afiado que até anda nas horas, a minha tábua de cozinha flexível, a minha colher de silicone pink, o meu forno eléctrico e o meu Wok, entre outros. Fazem toda a diferença!!!

Bem, mas vamos ao que interessa...

O prato principal:



Polvo assado com Batata a murro
Serve 4 porções 

Tentáculos de um polvo grande, cozido na panela de pressão, 20 min. depois da panela apitar
1 kg de batatinha pequena
1 cabeça de alho picada grosseiramente
Azeite
Sal

Levar as batatas com sal e o polvo regado com o azeite e os alhos, a assar, a 220ºC  em tabuleiro separados, durante cerca de 40 min.
Findo tempo, retirar as batatas, dar-lhe uma martelada com um martelinho de madeira, retirar as pernas do polvo dispôr as batatas e colocar os tentáculos por cima. Servir.

                                                                   ***************

Há uma foto fraquinha (muiiito) dos camarões porque já não fui a tempo de tirar do pyrex. Servi como entrada.




Camarões assados
Serve 5 porções 

1,5 kg camarão grande descongelado
8 dentes de alho picadinhos
sal 
piripiri
margarina
sumo de 1 limão 

Misturar tudo e levar ao forno cerca de 20 min a 200ºC.

Por último, a foto do bolo com as velinhas ainda por apagar e tirada enquanto se cantavam os parabéns!

 

Para o ano há mais! 

2 comentários:

moranguita disse...

que bela festa.
esse bolo esta uma maravilha
beijocas

Administrator disse...

Se eu não estivesse no terceiro dia de dieta SB (sempre comecei!!!!), ia a correr à pastelaria procurar qualquer coisa que se assemelhe a esse bolo LINDO e, quase de certeza, DELICIOSO!
Mas como estou de dieta (e só me apetece sorrir!!!), acho que vou juntar cacau em pó a um bocadinho de queijo ricotta... só é pena não haver a versão magra deste queijo no único supermercado em que o encontrei...
Hummm...

:)
Gina