Strogonoff de Soja



Primeira de muitas para baixar o colesterol. E eu gosto, ó se gosto!!!  
A parte boa é que vou passar a comer ainda menos carne do que já comia. Franguinhos e perús, vá, gritem de alegria! Estou a imaginar frangos e perús todos arranjadinhos, qual coro de St. Amaro de Oeiras, a cantarem com os seus livrinhos  nas asitas... E de sapatos! 


Usei:
Nacos de soja (demolhados, em água quente, cerca de 30 min., bem escorridos e depois marinados em mistura de salsa e alho, mistura de louro e pimentão doce, alho esmagado, vinagre balsâmico e molho de soja)
2 alhos francês cortado em rodelinhas finas
Azeite
Sal
Natas de soja light
Mostarda


Depois de ter amolecido o alho francês no azeite, juntei os nacos de soja e deixei fritar um pouco para desidratarem. Depois juntei as natas, o sal e a mostarda. Receita feita em cerca de 15 min.!

Acompanhei com arroz integral de ervilhas feito da forma habitual (2 1/2 de água para 1 de arroz, cozer durante cerca de 20 min.). Por acaso desta vez tive tempo e paciência e demolhei-o cerca de 1 hora o que facilitou o tempo de cozedura.

E ainda Couve Portuguesa arranjada, cortada em juliana, cozida cerca de 8 min. e, depois salteada em azeite e alho.

Estou maravilhada com esta ideia de strogonoff, que de strogonoff só tem o nome e com muito boa vontade. Faltam os cogumelos, falta a polpa de tomate,... Mas achei um nome apropriado para esta magnifica refeição. Tem mostarda e natas,  ainda que de soja, portanto acho que o nome não é ofensivo!  

7 comentários:

ameixa seca disse...

A mim não me afende :) Eu até gosto muito de soja he he

Isabel (pipoka) disse...

Está com óptimo aspecto. Por acaso não aprecio muito soja em nacos, mas gosto imenso da granulada. Hei-de experimentar.

beijocas e as tuas melhoras


PS - vê lá miúda essa anemia, se não gostas de carne de vaca, come espinafres que fazem muito bem.

Mari disse...

Anette querida, nunca comi strogonoff de soja... mas como gosto muito da carne de soja, acho que iria aprovar!!! :)
Adoro seus pratos, sempre tão saudáveis e bonitos.
Beijo grande,

Mari

Suzi disse...

Eu também já fiz este strogonoff há bastante tempo, fica mesmo bom! A familia é que é muito resistente à soja! Bjs

Romy Almeida disse...

Adorei esse strogonoff... maravilhoso :-)

moranguita disse...

esat um belo prato para mim.
venha ele:-)

Débora Azevedo disse...

Olá gostei muito do teu site já é a segunda vez que venho cá acho-te muito pratica. Eu adoro inventar inovar na comida e vejo que também tens essa energia, já experimentei dois dos pratos que sugeres aqui, Lentilhas com caril , e os bolinhos de espinafres que estavam na dieta south beach. Adorei as lentilhas ficou mm bom , não coloquei a pasta que sugeriste só o caril mas ficou muito bom, Em relação aos queques esqueci-me do sal nem coloquei o molho picante mas ficou bem na mesma( evito o sal, não sei em um habito como uso muito molho de soja para mim é como se fosse um substituto.
Obrigado pelas tuas partilhas...
Bjinhos
Débora