Chá ajantarado



Hoje, tive familia em casa e resolvi fazer um chá ajantarado (lanche ajantarado será o termo mais correcto, mas acho que chá é mais giraço até porque servi chá, só um conviva bebeu cerveja!!!). Com mesinha posta a preceito (só me falta uma leiteira!) servi o chá.
Fiz patê de atum com tosta integrais (desta vez ficou um pouco avinagrado, acho que pus picles a mais, mas estava bastante bom na mesma!), outra tarte de veggies, mas com algumas variações na massa e no recheio e um bolo de côco que veio do site da vaqueiro.pt.



No recheio da tarte, acrescentei bacon picadinho (as pessoas não tem a culpa que eu não coma porquinho...) e pus menos uma lata de atum e menos um pimento ( ainda tinha veggies no frigorifico!). Troquei também as natas de soja por natas tradicionais light.
Quanto à massa experimentei outra mais light:
  • 250 g farinha
  • 30g margarina
  • 1 dl água quente
  • sal

Derreti a margarina na água quente e juntei à farinha e ao sal. Misturei tudo até se descolar das mãos e deixei repousar cerca de 30 min (tempo de preparar o recheio). Depois levei ao forno pré-aquecido a 200º C cerca de 7 min. e depois enchi com o recheio e levei ao forno mais 25 min. até ficar douradinha. Escusado será dizer que tive que andar "à cata" do bacon para não o comer...



Quanto ao bolinho de côco, gostei! Muito! Tinha côco e só isso bastava-me, mas acho que toda a gente gostou ( o A. pelo menos não se queixou!). Ficou óptimo!

Fiz a receita como estava descrita mas com algumas alterações: fiz em forma de chaminé e não pus papel vegetal, não coloquei côco ralado por cima (tinha medo que fosse côco a mais e que depois não gostassem...) não pus a calda de ananás, nem servi com as rodelas de ananás, e só usei farinha, não usei maizena. Quase que mais valia fazer outra receita...

O que restou que fiz igual:

  • 100 g de côco ralado
  • 1 chávena de leite (calcul0 que fosse de 250 ml...)
  • 150 g de açúcar (utilizei amarelo)
  • 150 g de margarina Vaqueiro ( por acaso era mesmo!)
  • 4 ovos
  • 150 g de farinha
  • 1 pacote de fermento em pó
Liguei o forno e regulei-o para os 200°C. Untei uma forma de chaminé com margarina e polvilhei com farinha. Pesei todos os ingredientes. Comecei por bater as claras em castelo. Pus o leite a ferver, retirei do lume e juntei o côco ralado. Bati o açúcar com a margarina derretida ( no microondas) até ficar em creme. Juntei as gemas. Adicionei o coco e o leite e misturei bem. Envolvi no creme as claras em castelo alternando com a farinha com o fermento. Deitei a massa na forma e cozi durante cerca de 40 minutos no forno.
Servi com chazinho de Cidreira.

14 comentários:

anna disse...

Para um chá destes até eu ía e a correr...
Fantabuloso !!!
Beijinhos.

Nani disse...

Uau que super chá! É de fazer qualquer um ficar com vontade de sentar nesta mesa. Parabéns pelas delicias!!!

Migas disse...

Hummm...que delícia! O bolinho deve ter ficado bem húmido, a ver pela fatia...tal como eu gosto. Bonita mesa! :o)

Elvira disse...

Gostei de tudo! :-)

Adoro ajantarar o lanche do Domingo. É tão bom, ficar ali, sem pressa, a saborear de tudo um pouco...

Romy Almeida disse...

Adorei a tua mesinha de chá Anette... que maravilha.
Fico contente que tenhas gostado do meu bolinho... o teu tb está divinal ;-)

Beijokas

Marizé disse...

Cá em casa, Domingo é dia de lanche ajantarado, com o Outono a chegar apetece coisas quentinhas.
A tua mesa está um luxo, gostei de tudo!

Eli disse...

Que mesa mais linda!! Adorei tudinho!!

Natércia Ramalho disse...

Bem isto já não me está a correr muito a jeito eu tinha feito a Ponte 25 de Abril num instante para comer estas delicias da minha neta,mas não ela não me convida sua malandra.um beijinho grande.Natércia...

Marcia disse...

Gosto muito destes lanches e o seu está delicioso.

anna disse...

Até somos as duas de Lisboa...

anna disse...

Este é o que se chama de mundo pequeno...
Pelas fotos do meu blog consegues descobrir...
Beijokas vizinha!

virtual chef disse...

A mesa posta a preceito, com uma ementa fantástica, até eu me fazia convidado, mas parece-me demais servir chá de cidreira ao seu amigo. Um chá Preto, Verde, Branco ou Marroco e talvez ele já não fugisse para a cerveja, digo eu!

Fay van Gelder disse...

Linda:)
Eu este fim de semana não estive virada para a cozinha.

Mas sabado e domingo, são meus para cozinhar, adoro´para mim é anti-stress.

Bjo:)

Heidi disse...

Parabéns pelo bom gosoto, sua mesam está maravilhosa, não sei o que comeria primeiro, e este bolo então de deixou de água na boca ;). Estarei te linkando tudo bem? abraços.