Bolo de maçã reineta com passas





Pois é, decidi fazer um bolinho... Tinha preparado a máquina de fazer pão ontem à noite para ter pãozinho quentinho ao pequeno almoço e assaltou-me a vontade de fazer este bolito quando estava a tirar o pão da máquina hoje de manhã.

Utilizei os seguintes ingredientes:

300 g de farinha
180 g de açúcar amarelo
100 g de margarina
4 ovos
1 punhado de uvas passas
1 maçã reineta
1 cálice de vinho do Porto
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Depois de tudo organizadinho em tacinhas para não me perder,

Liguei o forno para 180 °C e untei uma forma de chaminé com margarina e depois polvilhei com farinha.
Bati o açúcar com a margarina até obter um creme (derreti um bocadinho a margarina no microondas).
Parti os ovos, juntei as gemas ao creme anterior, uma a uma sem parar de bater e pus as claras de parte numa taça para as bater em castelo mais tarde.
Descasquei a maçã, piquei-a e adicionei ao creme juntamente com as passas e o vinho do porto.
Depois bati as claras em castelo com uma pitadinha de sal, Peneirei a farinha juntamente com o fermento e a canela e misturei no preparado anterior alternando com as claras batidas em castelo.
Deitei a massa na forma e levei a cozer no forno durante cerca de 40 minutos.
Cheira maravilhosamente bem a canela...
(Eu disse-vos que quando aparecesse um doce que vinha com as quantidades...)

Já agora apresento-vos a minha Maria que faz um pão muito bom:












A máquina de fazer pão foi das melhores aquisições que fiz! É óptima! já fiz receitas que vem no
livro da máquina mas para pão, e, porque é mais rápido, costumo comprar daquelas farinhas já prontas. Desta vez é de mistura de cereais. "Um regalo..." como diz um colega meu...

11 comentários:

Fay van Gelder disse...

Ambas as receitas um mimo mesmo.
Parabéns.

Bjo e Bom fim de semana :)

Cleia disse...

A receita do bolinho de maça está apetitosa... Gosto muito de bolos de maçã. O meu preferido esta no blog (receita do rap'ó tacho)
hum....E essa historia da maquina de pao funciona mesmo? e fazes pão diariamente? Sou um pouco reticente, apesar de (ou se calhar por)não conhecer...

Beijinhos
Bom fim de Semana

Migas disse...

Este bolo está maravilhoso! Adoro a combinação dos sabores maçã/canela! E o pãozinho está também muito apetecível! Não sabia é que já se vendiam por aí misturas específicas de farinha para fazer pão...Estou a ficar desactualizada...:o)

Natércia Ramalho disse...

Maravilha o seu bolinho está para lá de bom.um bjs Natércia))

Marizé disse...

Anette, adorei a receita pois sou maluquinha por maçã com canela. Em relação á maquina do pão, tb tenho uma e é uma ajudante preciosa. Beijocas bom fim de semana

anna disse...

Que bolinho tão bom!
Nunca me decido a comprar a máquina do pão, fico a pensar se não é mais um mono a ficar dentro do armário, depois de me passar o entusiasmo inicial...
Mas o belo do teu paozão quase me convence...

Laranjinha disse...

Que bolinho lindo!Dá vontade de provar ... :)

Estou cada vez mais convencida que a máquina do pão é uma excelente aquisição.

Romy Almeida disse...

adoro receitas com maçã... só não faço tanta vez para não cair em tentação...eheh

adorei ;-)

Elvira disse...

Ao pequeno almoço, esse bolinho deve saber que nem ginjas! :-)

Eli disse...

Um bolinho desse e um pão quentinho é pra matar!! :) Vou fazer esse bolinho! :)

Claudia disse...

Ai, amo receitas que levem maçãs. Já, já, vou publicar uma receitinha de bolo de maçã lá no blog, ficou muito boa também.